
Por que é que temos que escolher nossa profissão aos 16, 17 anos?
Isso é um verdadeiro erro, e que me trouxe consequências que estou tentando entender desde que me formei.
Quando estamos na escola, alguns tem a ilusão de que as matérias com as quais temos maior facilidade são um determinante na escolha de nossa profissão. Esse foi um dos erros de cometi. Em segundo, algumas escolas não apresentam palestras suficientes que possam abrir a mente do aluno. É preciso, em minha opinião, mais do que palestras. É preciso visitar profissionais do ramo em que escolheu, ler muito sobre o mercado de trabalho, e não levar apenas o que julgamos de "talento" para escolher uma coisa que teoricamente faremos o resto da vida. É igual a um casamento mal sucedido!
São poucos adolescentes que conscientemente escolhem a profissão que reúne seu talento, um mercado de trabalho favorável e a questão financeira, que é óbvio que conta muito.
Aos 17, eu tinha boas notas em biologia. Então com a minha mente bastante imatura, decidi cursar Biologia! Nossa, que arrependimento. Eu devia ter lido mais sobre a profissão, e talvez entenderia que eu não queria nada daquilo. Não era por ter tirado "Um" em física, que isso me impediria de tentar uma engenharia da vida.
Levei a faculdade de Biologia, ou melhor, Ciências Biológicas, pra ficar mais importante, até o final. O que arrecadei com isso foram inúmeros amigos e contribui para o aumento do índice de desemprego. O que uma pessoa que cansou da pesquisa e não tem licenciatura, pode fazer com um diploma de biólogo? Alguns míseros programas de trainee, com seleções mal formuladas. E depois de ter passado madrugadas e madrugadas estudando todas as vias bioquímas, o que eu consegui?? tcham tcham tcham tcham....ser recepcionista, pelo menos bilíngue! Nossa que legal! Como eu adoro isso!
Bom dia, pois não? PQP!!!! Eu simplismente odeio o que faço! E todo dia é uma tarefa árdua!
Mas depois de passar todo esse perrengue, esqueci minha nota de física e estou cursando engenharia de produção.
Será que agora eu consigo?? rsrsrrsr Só não quero ir pra sala de rádio...pqp, atender telefone nunca mais!
Espero que outros biólogos estejam melhores que eu. Pelo menos fazendo os 139809809890 anos de mestrado, doutorado, pós doc, pós pós doc...,mas pelo menos com uma bolsa que dá pra comer um churrasquinho no final de semana.
Talvez, daqui a alguns anos, quando a Terra estiver como a do filme do Wall.E, alguém necessite de um biólogo...não tenho a mente como a do Darwin, mas dou pro gasto.
Ainda bem que não estarei aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário